Novo portal do MinC
Venho neste post apresentar aos colegas o link da versão (em desenvolvimento) do novo portal do MinC, que irá implementar uma nova metodologia de (1) publicação de conteúdo web e (2) comunicação direta com os usuários dos programas, ações e movimentações diversas do Ministério da Cultura.
O processo de desenvolvimento e implementação do sistema de gerenciamento de publicação pautou-se pelas diretrizes do governo de utilização de plataformas livres - o que de certa forma atrasou o cronograma inicial, mas por outro lado nos coloca em condições de replicar a ferramenta em outras unidades e programas do sistema MinC. Esta possibilidade de utilizarmos uma mesma plataforma de publicação favorece a linkania entre as diversas iniciativas web do sistema, o que de fato viabiliza a percepção pública do MinC como um sistema integrado.
Estamos neste momento contactando as diversas áreas para informar sobre as novas possibilidades que o sistema apresenta e capacitando os colaboradores que estarão encarregados de introduzir os conteúdos relativos a cada tema, ação ou programa. O novo portal tem como objetivo retratar o "frondoso Jequitibá" de assuntos incluídos na noção de cultura do Ministro Gil, mas nesta fase inicial temos que eleger prioridades para chegarmos a uma versão que esteja pronta para ser publicada na segunda quinzena de janeiro, e portanto este período de composição das seções do portal exige atenção especial dos gerentes - principalmente aqueles com cronogramas que dependem diretamente da publicação do portal (Câmaras Setoriais, Pontos de Cultura, etc.)
De acordo com minha experiência, tornar pública uma proposta de layout de site sempre causa reações inesperadas - que se baseiam na subjetividade extrema de nossos gostos específicos. Devo ressaltar que o layout apresentado é uma versão de trabalho, ainda não a definitiva para o site do MinC, pois está prevista uma revisão ainda no primeiro semestre de 2005. Neste contexto em que estamos todos aprendendo a lidar com a ferramenta de publicação web para gerenciar decentralizadamente o elemento de comunicação de nossos programas, consideramos mais importante focar nas novas demandas que os fluxos de gerenciamento do conteúdo publicado irão criar para cada área, e no respectivo feedback direto de seu público específico. São novas tarefas, o que significa mais trabalho, mas que certamente renderão subsídios importantes para novas formulações e implementações.
Na sequência, cada setor poderá ir customizando seu layout de forma a atender demandas específicas, e todo dia será dia de estarmos aperfeiçoando o portal e criando novas formas de interagir com nossos usuários. Isto se fará possível na medida em que realmente nos apropriemos enquanto organização das potencialidades da rede e assim possamos, com conhecimento de causa, ultrapassar os gargalos que impedem a circulação de nossas comunicações. O que está sendo construído é a infra-estrutura - será necessária a participação ativa de todo o Ministério para tornar o portal um retrato vivo do sistema MinC, além de um canal de comunicação confiável dos cidadãos com os recursos governamentais da cultura.
Aguardo comentários e contatos para construirmos a melhor versão inicial possível. Lembrando: o lançamento está previsto para a segunda quinzena de janeiro.
